Há diversas razões para o prejuízo do aparelho locomotor. O acidente vascular cerebral (AVC) é um dos mais comuns, afetando cerca de 16 milhões de brasileiros, segundo dados da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Mais dramático ainda: muitos não sabem sequer como prevenir o aparecimento da complicação. O panorama faz com que a condição alcance esses números alarmantes. Para aqueles que sobrevivem ao trauma, as sequelas afetam, principalmente, os movimentos, geralmente do lado oposto ao que sofreu o derrame cerebral.

Existem casos famosos de recuperação parcial ou total dos movimentos em áreas afetadas. O último que ganhou fama foi o do ex-jogador de futebol e treinador Ricardo Gomes, em 2010. Tendo sofrido um AVC à beira do gramado durante a disputa de uma partida, foi levado às pressas para um hospital na zona norte do Rio de Janeiro. O diagnóstico de AVC hemorrágico induziu um prognóstico pouco esperançoso.

Passados alguns anos de intenso tratamento – com sessões exaustivas de fisioterapia – Ricardo Gomes recuperou os movimentos quase em sua totalidade. A única sequela que permanece é na fala, mas ainda assim pouco visível. É, sem dúvidas, um caso de extensão dos limites físicos graças ao avanço da medicina.

Outra situação, esta mais antiga, evidência o desenvolvimento da ciência médica. Após ficar tetraplégico com uma queda de cavalo em 1995, o astro Christopher Reeve, famoso por interpretar o Superman nos cinemas, chegou a recuperar o movimento dos dedos em 2002. Na ocasião, a expectativa dos doutores apontava para um horizonte de cura total, com o aperfeiçoamento do tratamento de lesões do tipo. Infelizmente, dois anos depois Reeve viria a falecer, mas o seu legado para o aprimoramento de técnicas fisioterápicas é incontestável.

Situação semelhante é a da ex-ginasta Laís Souza. Tendo sofrido um acidente em janeiro de 2014, durante preparação para os Jogos de Inverno de Sochi, a esportista correu o risco de ficar paralisada por uma lesão na terceira vértebra da coluna cervical. Intenso tratamento fisioterápico fez seu quadro evoluir, após dez meses, de uma lesão completa a uma incompleta. Isso significa dizer que ela já havia, então, recuperado parte dos movimentos. Seu quadro atual é de melhora, ainda que Laís esteja longe de uma recuperação total.

As situações descritas, assim, são animadoras principalmente para a medicina. Se talvez, e infelizmente, a cura não chegue a tempo de restaurar a locomoção desses casos individuais, sem dúvidas eles contribuíram para a evolução de tratamentos que vão beneficiar não um indivíduo em particular, mas todos que eventualmente necessitarem desse tipo de cuidado.

Você pode agendar uma avaliação funcional com o CIRTA

Clique no botão ao lado e faça contato com nossa clínica

Equipe

O CIRTA dispõe dos melhores quadros técnicos para auxiliar na sua recuperação.
Entre os sócios estão renomados fisioterapeutas, aulixiados por profissionais multidisciplinares.

  • José Vicente Martins

  • Palmiro Torrieri

  • Jorge Moura

José Vicente Martins
x

Prof. José Vicente Martins

Fisioterapeuta / CREFITO – 14149-F - Prof. de Fisioterapia da UFRJ

Pós-graduação em Neurologia da Motricidade/IBMR;

Mestrado em ciências com área de concentração em Neurologia/ UFRJ;

Doutorando em ciências com área de concentração em Neurologia/UFRJ;

Professor de Fisioterapia Neurológica da UFRJ;

Chefe do Setor de Fisioterapia e Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Neurologia Deolindo Couto;

Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neurociências e Reabilitação do INDC;

Formação completa em PNF na Europa pela IPNFA (International PNF Association);

Curso de Formação nos Estados Unidos e Europa;

Instrutor Avançado de PNF reconhecido pela IPNFA;

Ministrante de cursos de PNF no Brasil e no Exterior.

Palmiro Torrieri
x

Prof. Palmiro Torrieri

Fisioterapeuta / CREFITO – 6919-F

Responsável pelo serviço de fisioterapia do Hospital Samaritano e Hospital Copa D’or;

Instrutor do método Mullingan;

Cursos de formação nos EUA e Europa.

Jorge Moura
x

Prof. Jorge Moura

Fisioterapeuta / CREFITO – 21694-F

Pós-graduação em Fisioterapia Neurológica;

Professor de cursos de pós-graduação de Hidroterapia da Universidade Castelo Branco e IBMR;

Professor auxiliar e membro da Associação Brasileira de Halliwick;

Avaliador de Instrutores do Conceito Halliwick pela International Halliwick Association (Inglaterra/Holanda);

Curso de Bad Ragaz (Inglaterra/EUA/Suíça);

Curso de Watsu (EUA);

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (Conceito Kabat) pela International Proprioceptive Neuromuscular Facilitation Association (IPNFA);

Responsável pelo serviço de Hidrocinesioterapia do Centro Integrado de Reabilitação e Terapia Aquática (CIRTA);

Responsável pelo serviço de Hidrocinesioterapia do Centro de Terapia Aquática (CTA).

Depoimentos

Patricia Gomes da Silva

Patricia Gomes da Silva

Excelência em fisioterapia. Fiz o Curso de reabilitação vestibular com o melhor prof. do país, Dr André Luís dos Santos Silva.

NatáliaSpá Portugal

NatáliaSpá Portugal

Curso com profissionais de primeira qualidade. Observei a abordagem de alguns profissionais aos seus pacientes, junto com a infraestrutura para o tratamento e gostei muito.

Karla Julia

Karla Julia

Me fez um bem enorme.Ainda me faz! Foi o meu porto seguro. Onde voltei a caminhar!Agradeço a toda a equipe. Professor Jorge, Alan Menezes e Renan.

Sabrina Guimarães Silva

Sabrina Guimarães Silva

Conheci o CIRTA ao fazer um curso de Fisioterapia Vestibular. Ótima infra estrutura e super organizado. Funcionários atenciosos e preocupados com a capacitação de toda a equipe. Me deparei tb com um curso de extrema qualidade.

Geraldine D. Zimbler Kuss

Geraldine D. Zimbler Kuss

Primeira vez que vejo um lugar onde todo equipe parece mesmo dedicado aos pacientes e a efetuar uma cura ou melhora no desempenho fisico. A Clinica tem tudo. Apos me acidentar:Tenho feito uma verdadeira romaria em procura de tratamento para restaurar a minha vida de aventureira "La Donne e Mobile"...

Gabriela Freitas

Gabriela Freitas

Excelente em tudo, estrutura, conforto, limpeza, educação dos funcionários, profissionais qualificados e muito atenciosos. Tudo alto padrão! Super indico!

Laura Oliveira

Laura Oliveira

Sem dúvida, o melhor! Ambiente agradável, tranquilo, moderno e profissionais excelentes!

Alberto Freitas

Alberto Freitas

Competência e profissionalismo. Equipe TOP.